Apelos e petições ao Papa

apresentação da amoris laetitia
Apresentação Oficial da Amoris Laetitia – Radio Vaticano

Um grupo de 45 personalidades católicas, constituído maioritariamente por clérigos e académicos, enviaram uma petição ao Colégio Cardinalício para pedir ao Papa que “repudie” aquilo que entendem ser “proposições erradas” contidas na exortação apostólica Amoris Laetitia, que “podem ser entendidas como contrárias à Fé e à moral católicas”. De acordo com o jornal norte-americano National Catholic Register, esta petição foi redigida num documento de 13 páginas, traduzido em seis línguas, endereçado ao Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio dos Cardeais, e também a 218 outros cardeais e patriarcas.

Para os signatários desta petição, vários elementos contidos na exortação apostólica publicada em abril encontram-se em “conflito com a doutrina católica”.

Não estamos a acusar o Papa de heresia, mas consideramos que muitas frases contidas na Amoris Laetitia podem ser interpretadas como heréticas, seguindo uma leitura natural do texto.

(Joseph Shaw, porta-voz dos signatários da petição)

À exceção de Joseph Shaw, os signatários desta petição preferiram optar pelo anonimato, com medo de represálias. É caso para perguntar: “Quem são eles para julgá-los?”. Mas, na verdade, estes receios são cada vez mais naturais e fundamentados, uma vez que a nova “misericórdia” tende a fluir sempre para o mesmo lado, gerando grupos de excluídos que, por aqui e por ali, vão sendo acusados de coisas feias.

No mesmo sentido da petição supracitada, o portal de defesa da vida Lifesitenews reuniu 16 personalidades internacionais, defensores da vida e da família, para dar voz a um “Apelo ao Papa”. Imbuídos num “espírito de amor, humildade e Fé” suplicam ao Papa para que afirme a Verdade da Fé Católica sem ambiguidades e, dessa forma, restaure a clareza e acabe com a confusão produzida pela exortação apostólica Amoris Laetitia. Por outras palavras, apelam ao Papa para “ser o Santo Padre que os católicos necessitam”.

plea to the pope
Apelo ao Papa – lifesitenews.com

Esta iniciativa, concretizada em vídeo, é encabeçada por Dom Athanasius Schneider, Bispo Auxiliar da Diocese de Maria Santíssima no Cazaquistão.

A única coisa que surpreende nestas iniciativas é o facto de serem ainda tão poucas.

 

Pós-texto:

O grupo de personalidades anónimas referido no início do texto revelou, entretanto, as suas identidades.

 

Basto 7/2016

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s